notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 11 de abril de 2015

A Arrábida não se descobre, vai-se descobrindo!...

Hoje, sábado, dia 11 de abril de 2015, tive o prazer de me encontrar algures na Arrábida com o espeleólogo Francisco Luís Rasteiro, autor do livro Flora da Área Cársica do Concelho de Sesimbra, um excelente trabalho que nos mostra a muito diversificada flora existente no Parque Natural da Arrábida.

Foi uma excelente oportunidade para trocar galhardetes, ele com o seu belo livro sobre a flora do P.N.A. e eu com o meu Arrábida Desconhecida, um livro de aventura e simultaneamente um roteiro ecoturístico do Parque Natural da Arrábida.

O Francisco Rasteiro é um dos membros fundadores do NECA (Núcleo de Espeleologia da Costa Azul)  o grupo que descobriu e tem vindo a explorar o maior tesouro da Arrábida e um dos mais importantes do seu género até agora descobertos em Portugal, trata-se da quase desconhecida e lindíssima Gruta do Frade, uma raridade que se encontra no Parque Natural da Arrábida.

Um soberbo livro com 300 páginas e contendo centenas de belíssimas fotos foi editado pelo NECA com o apoio da Associação dos Municípios da Região de Setúbal mostrando-nos o que se pode admirar neste santuário subterrâneo, um dos muitos mistérios que a Serra-Mãe encerra bem guardado no seu ventre.

Tratou-se de uma excelente oportunidade para trocarmos impressões e partilharmos conhecimentos e experiencias sobre um espaço que ambos amamos e tão querido a muitos dos habitantes sobretudo aqueles que residem nos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela, espaços abrangidos pelo P.N.A. 

De facto, vale a pena cada vez mais aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre a maravilhosa Arrábida, um espaço invulgar, que não se descobre, vai-se descobrindo!...

Rui Canas Gaspar
2015-abril-11

Rui Canas Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário