notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 10 de abril de 2015

“Guerra de cães e gatos” no Miradouro de São Sebastião

Eram 24 animais até há algum tempo. Porém, certo dia, alguém que não gostava deles tratou de preparar algo venenoso que acabaria por eliminar parte do grupo de felinos residentes na zona do Miradouro de São Sebastião.

Hoje são 12 os gatos que compõem a colónia residente naquele local e que é acarinhada por alguns moradores que lhes fornecem comida e água fresca, mas igualmente pouco querida de outros, mais amigos dos cães.

E como cão e gato raramente se dão bem, também entre os moradores já tem havido algumas desavenças entre os protetores dos gatos e os donos dos cães.

Dez dos doze gatos estão esterilizados e apenas dois o não estão. Quem ajuda estes animais conhece-os bem e até sabe a quem pertencem os dois que não estão esterilizados mas que se encontram entre os outros componentes daquele grupo.

O que acontece com os simpáticos cães e gatos é que os animais não tem local próprio para fazer as suas necessidades fisiológicas e os donos estão obrigados a apanhar os seus dejetos, sob pena de coima.

Hoje reparei que naquele local, bastante visitados por turistas nacionais e estrangeiros, foi colocada uma placa de aviso no sentido dos donos dos cães apanharem os dejetos dos seus animais.

Ao comentar aquela novidade com um dos moradores do “partido dos gatos” logo este tratou de me informar que pouco depois de ter sido colocada a dita placa informativa, logo alguém, afeto ao “partido dos cães” teria colocado uma folha de papel onde escreveu que o mesmo aviso se destinava também aos dejetos dos gatos.

Ora como quer os cães, quer os gatos, quer até os seus donos, ou seus protetores são setubalenses, moradores naquela zona, é bom que todos se entendam no sentido de tal como alimentam os animais, também procedam à remoção dos seus dejetos, o que diga-se em abono da verdade que muitos deles já o fazem.

Por outro lado é bom que a CMS ou a JFSS tenham mais em atenção a este espaço no que se refere à limpeza e desinfeção, dado que a questão dos felinos e canídeos é uma situação real e o local é por demais frequentado para que não haja uma adequada vigilância sanitária.

Aqui fica divulgada uma situação de “guerra de cães e gatos”  ignorada de muitos dos nossos conterrâneos que assim têm a possibilidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre estas caricatas  coisas de Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2015-abril-10

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário