notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 4 de abril de 2015

“Abaixo a reação!”

Naqueles agitados anos setenta do século passado eram comuns as manifestações político/partidárias, sendo recorrente ouvir-se entre as formações de esquerda as palavras de ordem: “abaixo a reação” e “a reação não passará”.

Porém, estou em crer que foram poucos aqueles que gritavam os slogans e também aqueles que os escutavam que alguma vez se debruçaram sobre o significado de tais palavras.

No fundo o que se pretendia era manifestar a oposição a quem defendesse um regime de governo que não fosse afeto aos partidos ou grupos de esquerda.

Mas, em minha opinião, a reação não é nada mais do que uma manifestação de oposição a uma ação de que não gostamos e se a ação é lícita a reação também não o deixará de ser, embora esta apareça depois da outra.

Curiosamente passados dezenas de anos, regra geral, os políticos ainda não se habituaram à ação, mas continuam sintonizados para a reação, ou seja, em vez de anteciparem um acontecimento, ou suas consequências, reagem perante uma qualquer ação.

Ao chegarem ao hotel do INATEL, na cosmopolita cidade algarvia de Albufeira, os turistas nacionais e estrangeiros depararam-se com um autêntico lago de águas estagnadas e mal cheirosas, sob as suas janelas, uma situação que deixava qualquer um boquiaberto, tanto mais que a unidade hoteleira é bastante procurada por famílias com crianças que procuram usufruir deste período de férias escolares.

Já aquela localidade se encontrava repleta de turistas nacionais e estrangeiros, quando ao fim de vários meses desta desagradável situação, que originou fuga de clientes daquela unidade hoteleira, chegaram finalmente duas máquinas da autarquia para solucionar o problema.

Na quinta-feira, dia 2 de abril de 2015, as águas estagnadas ficariam debaixo de umas toneladas de areia, um trabalho que poderia e deveria ter sido feito com antecedência, não fossem os autarcas algarvios responsáveis por Albufeira reagir seguramente a tantas reclamações.

Perante tanta inércia, sem dúvida que a Câmara Municipal de Albufeira prestou um péssimo serviço à promoção turística do País em geral e do seu concelho em particular, o que é por demais incompreensível, sabido que esta é a sua “galinha dos ovos de ouro”.

E porque eu continuo a gostar muito mais da ação do que daquela outra frase, é que, neste como em tantos casos como este, não me cansarei de gritar o velho slogan revolucionário: ”abaixo a reação’”.

Rui Canas Gaspar
2015-abril-04

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário