notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 25 de abril de 2015

Lembro-me…

Lembro-me de que em determinado dia, nos finais de Abril, em meados dos anos sessenta, aparecer pelo chão nas ruas da baixa de Setúbal panfletos contra o governo totalitário liderado por Salazar, incentivando o povo a manifestar-se contra o regime.

Lembro-me que nesse dia, quando as lojas da baixa abriram a notícia começou a correr célere entre comerciantes e empregados das muitas casas comerciais que naquela noite a temível polícia política PIDE/DGS teria preso alguns conhecidos setubalenses, militantes comunistas, entre eles o dono  dos Armazéns Papeis do Sado e um senhor bem conhecido na Fonte Nova, onde naquele emblemático largo exercia as funções de alfaiate.

Lembro-me da enorme preocupação de minha mãe quando lhe contei estas novidades e lhe disse que tinha apanhado um daqueles panfletos no chão e que o tinha lido também.

Lembro-me de ter visto, naquele período de má memória, umas centenas de pessoas que se manifestaram pelas ruas da cidade, com a polícia correndo para os prender e, quando chegaram frente ao edifício da Caixa Geral de Depósitos, na Avenida Luísa Todi, arremessando pedras, partiram alguns dos vidros daquele edifício, ele também símbolo do Estado Novo.

Lembro-me de  alguns setubalenses escutarem às escondidas as notícias da Rádio Moscovo e de ouvir também da sua preocupação não fosse aparecer  um  carro com grandes antenas que detetaria a sua posição e então a polícia política tratava de intervir para os prender. Dizia-se então que um copo de água junto ao aparelho receptor originaria que o radiogoniómetro não conseguiria interceptar.

Lembro-me da preocupação de mães, esposas e namoradas, pelo facto dos seus ente queridos, tão jovens, serem mobilizados para as frentes de combate em África, temendo que alguns de nunca de lá viessem. E foram muitos os que lá faleceriam.

Lembro-me de outros que temendo a morte naquelas quentes terras de África preferiam cumprir o serviço militar obrigatório, servindo o dobro do tempo, nos gélidos mares da Terra Nova, pescando o “fiel amigo”, o bacalhau. Muitos desses jovens pescadores encontraram sepultura no fundo daqueles terríveis mares.

Lembro-me de ter sido obrigatoriamente incorporado no exército e porque a minha especialidade militar estivesse ligado aos serviços de criptologia, tenha sido obrigado a preencher uma ficha com os mais diversos dados individuais para poder ser alvo de observação pela PIDE/DGS.

Lembro-me de que quando cheguei da Guiné, dias depois e estando já a trabalhar na SETUBAUTO, ter recebido a visita de dois agentes da PIDE/DGS que trataram de mesmo ali procederem a um interrogatório, pelo simples facto de ter tido uma conversa com os colegas comentado uma notícia política, e, um deles ter passado a informação para aquela polícia.

Lembro-me de tanta coisa!… Das condições miseráveis em que a maior parte da população vivia. Nos bairros de lata que envolviam a nossa cidade, na ausência de condições sanitárias, nas dificuldades diversas do nosso dia-a-dia, que só quem não viveu nesse tempo não saberá dar o valor às conquistas que o nosso país conseguiu nestes últimos 41 anos.

Por tudo isto e mais alguma coisa, e sendo crítico de muitas das ações governativas nestes tempos de democracia, continuo a considerar que mais vale uma má democracia do que uma boa ditadura, e por isso mesmo dou vivas ao dia 25 de abril de 1974 que hoje se comemora.

Rui Canas Gaspar
2015-abril-25

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário