notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 29 de julho de 2016





Igreja de Jesus reabre as portas e a Feira de Santiago tem agora mais sete dias

Filipe II governava Portugal quando no ano de 1581 decidiu reunir em Tomar as cortes com o objetivo de tratar de assuntos relacionadas com o reino do qual também era governante.

E foi para lá que se encaminharam os representantes da notável vila de Setúbal tal como outros oriundos das mais diferentes regiões de Portugal.

Nesta magna reunião os representantes do povo setubalense aproveitaram a oportunidade para solicitar ao rei a necessária autorização no sentido de poderem criar uma feira na sua florescente e dinâmica localidade.

Analisado e ponderado o assunto, o rei decidiu deferir a petição ficando assente que a nova feira teria a duração de três dias, com início no dia de Santiago, 25 de julho, e seria realizada junto à Igreja do Convento de Jesus.

Chegados ao dia de Santiago do ano de 2016, Setúbal estava sem feira e sem Igreja de Jesus esta por se encontrar a ser alvo de trabalhos de levantamento topográfico e desenvolvimento de estudos e investigações.

Passados que foram apenas quatro dias sobre a comemoração da realização da primeira Feira de Santiago, eis que é anunciada a reabertura da Igreja do Convento de Jesus, visitável de de terça a sábado e também a centenária Feira de Santiago franqueia o seu acesso ao público, desde hoje, dia 29 de julho de 2016, a partir das 19 horas e por um período de dez dias.

Neste fim-de-semana temos portanto duas boas notícias, podendo constatar-se que a nossa ancestral feira tem agora mais sete dias para que o povo se possa divertir e fazer compras do que naqueles longínquos tempos quando os feirantes assentaram arraiais cá mais para baixo, para junto do vetusto Convento de Jesus e este que tinha a sua Igreja encerrada, vê também a mesma ser reaberta ao muito público que a pretende visitar, sobretudo nesta altura do ano.

Rui Canas Gaspar
2016-julho-29

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário