notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 10 de julho de 2016

E… Viva Portugal!

Hoje domingo, dia 10 de julho de 2016 é dia de festa um pouco por todo o mundo onde se fala a língua de Camões e até onde a mesma já pouco é percetível.

Portugal está desportivamente em destaque.

Logo pela manhã recebemos a notícia de que duas atletas portuguesas tinham subido aos lugares cimeiros do atletismo. Sara Moreira a sagrar-se campeã europeia da meia maratona e Jéssica Augusto a ocupar a terceira posição.

A meio da tarde chega a notícia de que Patrícia Mamona ganha o ouro no triplo salto, mais uma campeã europeia. Um feito conseguido neste bonito e soalheiro domingo de Verão.

Daqui a pouco, ao final da tarde, pelas 20 horas será disputada em Paris a final do Campeonato Europeu de Futebol 2016 que oporá as formações de França à de Portugal e independentemente do resultado final a seleção das quinas já é campeã, se não vencer, o que espero não aconteça, pelo menos o título de vice-campeã já cá canta. Mas, como não há duas sem três!...

Setúbal Cidade Europeia do desporto 2016 vibra com este evento desportivo e são às centenas os aparelhos de televisão que estão espalhados pela cidade, no interior e no exterior de cafés e bares, lugares que na ausência de um grande espaço coletivo irão funcionar como espaços de convívio e de união em torno de um objetivo comum.

Mas, à boa moda portuguesa festa sem petisco não é festa e daí a razão de ser desta pequena nota.

É que quando me sentei frente ao computador entrou-me pela janela o cheiro de carvão recém-colocado a arder e pensei eu cá com os meus botões, daqui a pouco vai cheirar a febras. Olhei pela janela e não é que vi que as mesas já estão dispostas na rua, alguns setubalenses já estão preparados para a festa e, de facto, o fogareiro já está aceso.

Hoje o assunto do dia é futebol para os que gostam e para os que nem por isso, mas uma coisa é certa estas alegrias que o desporto proporciona são de facto ímpares, daí que daqui a alguns minutos todos vamos ficar colados aos écrans de televisão ou com os ouvidos a escutar os impagáveis relatos radiofónicos para acompanhar a nossa seleção, porque hoje mais do que nunca todos nos sentimos mais portugueses graças ao desporto-rei.

Por isso eu junto a minha voz a milhões de outos portugueses que gritam bem alto: Viva Portugal Campeão Europeu!

Rui Canas Gaspar
2016-julho-10

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário