notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 13 de julho de 2016

O “Prédio da Fiat” está mais bonito 

Quando eu era um bebé, as minhas mal cheirosas fraldas eram lavadas nas primeiras águas que abasteciam o conhecido tanque da Geménia. Um equipamento particular muito popular que se encontrava no interior de uma pequena quinta que então existia perto do início da Avenida General Daniel de Sousa, frente ao palácio Botelho Moniz.

Eram muitas as mulheres setubalenses daquela zona poente da cidade que ali se dirigiam logo às primeiras horas da manhã para lavar as roupas da família.

Eu cresci, deixei de usar fraldas, a cidade também cresceu e o povo também deixou de lavar a sua roupa nos tanques coletivos e à horta da Geménia aconteceu o mesmo que à sua proprietária: morreu!

Mas, há uma lei imutável que reza assim: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e como que a  dar razão a Antoine Lavoisier  a horta da Geménia alguns anos depois haveria de dar lugar a um grande edifício de apartamentos, que ficaria conhecido entre a população local por “Prédio da Fiat” por ali serem então comercializados os automóveis daquele fabricante italiano.

Quando foi construído tratava-se de um imóvel de referência, localizado frente a outro não menos conhecido, o “Prédio da Setubauto” a empresa que foi durante largos anos foi concessionária da marca Ford.

Também com o decorrer dos anos o “Prédio da Fiat” viria a sofrer várias mudanças de proprietários e a degradação exterior tomou conta do edifício que se apresentava em estado lastimável, pouco dignificando aquela que é uma das principais vias de entrada na cidade.

É com regozijo que vejo agora serem retirados os equipamentos que permitiram a uma conhecida empresa setubalense especializada na área da pintura desenvolver o seu trabalho, mostrando-nos agora o antigo “Prédio da Fiat” com o esplendor de outrora, incomparavelmente mais bonito do que aquele feio imóvel que estivemos habituados a ver nos últimos anos.

De facto, por vezes pequenas obras de manutenção mudam radicalmente o aspeto de um imóvel transmitindo aos cidadãos uma atmosfera diferente que potencia a qualidade de vida das cidades.

Bem-haja a quem promoveu a iniciativa de avançar com a pintura deste prédio cujo aspeto provavelmente incomodava muita gente.

Rui Canas Gaspar
2016-julho-13
www.troineiro.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário