notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Mercearia Américo

Já lá vai meio século que o senhor Américo está à frente deste peculiar estabelecimento de mercearia, um dos raros exemplares de um tipo de comércio que continua a servir uma vasta clientela e, contra o que seria espectável, com algum sucesso.

Este antigo comerciante quando para aqui veio ainda era solteiro e, diz ele, que neste  mesmo local da Avenida Luísa Todi, já existia o estabelecimento de mercearia.

Trata-se pois de um dos raros exemplares do antigo comércio de proximidade que paulatinamente veio a desaparecer com a proliferação dos super e hipermercados que se vieram a implantar não só em Setúbal mas um pouco por todo o país.

A Mercearia Américo está de portas abertas todos os dias da semana e é uma referência para muitos setubalenses, particularmente para aqueles que residem nos antigos bairros de Troino e da Fonte Nova que ali continuam a afluir.

Para além dos velhos moradores da zona, que se chegaram a abastecer noutras mercearias entretanto desaparecidas, como sejam a do César, José de Norato ou do Pedro, agora outro tipo de clientela tem ali também o seu ponto de abastecimento. Muitos restaurantes da zona por vezes têm necessidade de se socorrer da Mercearia Américo para adquirirem alguns itens de última hora que lhes faltou, do pão à fruta, dos condimentos ao detergente.

Os jovens, também não deixam de passar pela mercearia do senhor Américo para se abastecerem quando vão a caminho da praia e, os bolos, os sumos o queijo ou o fiambre sabem que vão ali encontrar.

Neste antigo espaço podemos verificar que tudo está devidamente ordenado pelas diferentes secções, como nas antigas mercearias, tudo está à vista do cliente, notando-se que os produtos frescos, nomeadamente a fruta, denotam uma excelente qualidade e frescura.

Na Mercearia Américo há um pouco de tudo e por vezes algumas raridades, como por exemplo as ovas de sardinha em conserva, o delicioso “caviar português” tão difícil de encontrar até nas grandes superfícies comerciais e que aqui vamos encontrar a par de outras iguarias.

A persistência, aliada à qualidade, levou a Câmara Municipal de Setúbal a galardoar este comerciante com a Medalha de Mérito, uma distinção que muito honra este antigo estabelecimento, um dos raros sobreviventes sadinos do comércio local.

Rui Canas Gaspar

2014-07-23

Sem comentários:

Enviar um comentário