notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 29 de julho de 2014

JOPIBAR a mais antiga sapataria de Setúbal

Após o falecimento de Norberto Aleluia dos Reis, o decano comerciante do ramo das sapatarias de Setúbal, a emblemática Sapataria 53 seria alienada e pouco depois extinta para dar lugar a um outro ramo de comércio relacionado com artigos de cabeleireiro.

Desaparecida a 53 ficariam na baixa apenas quatro outros estabelecimentos deste ramo de negócio com mais de meio século de existência: a Oriental, a Cristal, a Ideal e a Jopibar, esta última contando  com cerca de 70 anos.

Ao balcão da Jopibar podemos encontrar ainda o mais antigo comerciante do ramo, em atividade, o senhor Honorato Coelho, um homem de 77 anos de idade que tem acompanhado a vida comercial da baixa de Setúbal como poucos.

Honorato é um setubalense de gema, filho de um outro comerciante bem conhecido dos antigos habitantes de Troino e da Fonte Nova, em meados do século passado, o “Zé de Norato”, proprietário de uma das mais conhecidas mercearias daqueles bairros habitados, nessa altura, sobretudo por gente ligada às atividades piscícolas.

Os tempos vão difíceis para os comerciantes de uma forma geral e para os da baixa em particular que o diga o senhor Honorato que continua a atender os poucos clientes que entram no seu estabelecimento com um simpático sorriso, como sempre o fez.

Todos lamentamos o desaparecimento do comércio local e dos estabelecimentos de proximidade, mas nem sempre contribuímos para que este comércio sobreviva e vamos adquirir os nossos produtos às grandes superfícies e aos estabelecimentos não tradicionais.

A baixa de Setúbal está mais bonita, mais dinâmica e acreditem que isto não se deve aos estabelecimentos pertencentes aos grandes potentados, mas sim aos pequenos comerciantes, porque os grandes que por lá existem teimam em não comparticipar com um cêntimo para a dinamização daquele espaço e, se agora o mesmo está mais agradável isso deve-se aos pequenos, aos tradicionais, àqueles que sempre lutaram por Setúbal, por isso merecem o meu apoio.

Rui Canas Gaspar
2014-julho-29


Sem comentários:

Enviar um comentário