notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 15 de março de 2016

E que tal inserir a pintura exterior do Palácio Botelho Moniz no “Setúbal Mais Bonita”?

Quem passar agora pela Avenida General Daniel de Sousa e parar junto às antigas instalações da SETUBAUTO para melhor poder apreciar aquele que foi o Palácio Botelho Moniz, reparará que tem uma visão mais desafogada sobre aquela enorme e emblemática construção setubalense.

O facto de terem sido podadas algumas das árvores e arbustos no seu interior dão mais desafogo ao espaço permitindo admirar o imóvel construído no início do século passado pelo conceituado mestre Badalinho, às ordens da família Botelho Moniz.

Os Botelho Moniz ocuparam os mais importantes cargos em Setúbal, quer à frente do extinto Governo Civil, quer na Presidência da Câmara Municipal.

Quando era bispo de Setúbal D. Manuel Martins, este convidou as Irmãs de Calcutá para se instalarem nesta cidade. O palácio Botelho Moniz seria então vendido, a preço simbólico, à Paróquia da Anunciada que o viria a disponibilizar àquelas religiosas para ali poderem vir a desenvolver a sua meritória ação a favor dos mais desprotegidos setubalense.

O tempo não perdoa e, quando não se faz a necessária manutenção de qualquer imóvel as coisas tendem a piorar, levando por vezes à ruína de qualquer construção quando a mesma poderia ser perfeitamente evitada se houvesse intervenção atempada.

E manutenção é coisa que pouco tem havido neste emblemático património edificado, conforme se pode constatar ao dar uma simples volta pelo exterior do mesmo.

O corte de algumas árvores e a poda radical noutras permite também que os muros de contenção do outeiro fiquem menos sujeitos à natural pressão das raízes.

Não sei se o trabalho é para continuar ou não e, se será aproveitada a oportunidade para dar um aspeto mais decente àquele que já foi alvo de bilhete-postal como peça emblemática desta cidade.

Sei no entanto, que com um pouco mais de esforço poderia o seu proprietário, a Igreja Católica, mandar reparar o muro sob a “Gruta de Santo António” e aproveitar algumas das milhares de boas-vontades que irão surgir de novo com o programa de voluntariado “Setúbal Mais Bonita” para pintar este alçado o que modificaria para muito melhor o aspeto do imóvel.

Estou em crer que não só o seu proprietário ficaria muito satisfeito com o resultado final, como também os utentes do espaço, os setubalenses em geral e muito, mas muito provavelmente, os vários descendentes da família Botelho Moniz que ali nasceram, cresceram e olham com natural nostalgia e até algum desgosto para aquela emblemática casa.

Rui Canas Gaspar
2016-março-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário