notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 23 de março de 2016

Em Azeitão a tradição é para manter

Manda a tradição que na sexta-feira santa os azeitonenses saiam das suas aldeias e se disponham a atravessar a Serra da Arrábida, logo pela manhã, bem cedo, de forma a poderem estar à hora do almoço no Portinho onde deverão saborear uma refeição na agradável companhia dos amigos caminhantes.

Como tudo começou?  Parece que ninguém sabe ao certo.

Uns dizem que já nos remotos tempos dos seus bisavós estes subiam a serra, a pé ou montados numa mula para poderem ir assistir às cerimónias pascais levadas a cabo pelo monges arrábidos no seu convento de Santa Maria, lá na vertente sul, onde o conjunto de pequenas casinhas brancas rodeadas de verdes matagais, olham o deslumbrante mar que se confunde com o céu azul.

Outros defendem que a tradição foi originada para que os moradores locais pudessem palmilhar, pelos sinuosos trilhos da serra, o mesmo caminho  que os frades arrábidos percorriam quando se vinham abastecer de víveres à vila.

E, há ainda aqueles que afirmam que tudo começou com a necessidade dos chefes de família irem abastecer-se do delicioso peixe fresco capturado naquelas águas  pelos pescadores e comercializado no Portinho da Arrábida, neste período de abstinência de carne.

Seja como for, o facto é que a tradição se manteve ao longo dos anos e, curiosamente, ao contrário do que se possa pensar, cada vez são mais aqueles que aderem a esta caminhada, nem sempre fácil de levar a cabo.

Este ano de 2016, adivinha-se que mais uma vez largas centenas de azeitonenses e seus amigos estão na disposição de fazer o atravessamento da serra, partindo normalmente de Vila Nogueira de Azeitão e terminando a caminhada já no Portinho da Arrábida, onde almoçarão.

Há um outro grupo de veteranos conhecedores da serra-mãe que não irão de manhã com os caminhantes. Eles sairão logo na quinta-feira, pela calada da noite e, percorrendo sinuosos e escuros caminhos subirão a Arrábida. Depois, algures, em local seu bem conhecido, montarão acampamento e aí pernoitarão, até que o os raios do Sol matinal rompam por entre a densa vegetação e os acorde.  É nessa altura que se colocarão de novo em marcha até atingirem o seu objetivo: o  Portinho da Arrábida.

São velhos escuteiros pertencentes a Unidades de Setúbal e de Azeitão que já há alguns anos cumprem esta tradição, pretexto de excelente convívio entre pessoas que aprenderam a dar valor e um diferente sentido à fraternidade.

Rui Canas Gaspar
2016-março-23

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário