notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 15 de março de 2016

Será que Lula da Silva vai mesmo aceitar o convite de Dilma Russeff ?

“Tão ladrão é o que vai roubar a fruta como aquele que fica a vigiar o pomar para ver se vem o guarda” é um conhecido proverbio popular português.

Enquanto hoje conduzia o meu automóvel, num dos noticiários da tarde fiquei a saber, em notícia avançada pela BBC, que o antigo presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, tinha a probabilidade de 90% de aceitar o convite da presidente, Dilma Rousseff, para se tornar ministro do seu governo.

Já antes, a comunicação social tinha avançado com a notícia sobre essa hipótese, que sempre achei desprovida de qualquer cabimento, porquanto tal nomeação se destinava a garantir ao antigo presidente mais proteção legal face aos crimes de corrupção de que é acusado.

Diz-se por terras lusitanas que “quem não deve não teme” e gostaria de pensar que Lula da Silva estaria a ser alvo de alguma eventual manobra política da oposição e, como tal, nunca iria aceitar semelhante oferta, atendendo a que a mesma mais que não seja apenas iria protelar uma situação cuja tendência natural é para piorar.

Mas não! Pelos vistos parece que assim não irá acontecer e, pelo facto do ex-presidente passar a estar legalmente a salvo da justiça, pelo menos temporariamente, isso não significa que as questões de que é alvo morram ali. É como os empréstimos, não pagas agora, pagas amanhã com juros e se te atrasas no pagamento terás de os liquidar acrescidos de juros de mora.

Não quero, não posso, nem devo julgar o antigo e a atual presidente do Brasil. Mas, para mim, simples cidadão de um país irmão, leigo nestas artes e artimanhas políticas, sou levado a pensar que os brasileiros estão metidos numa "camisa-de-onze-varas”.

Que os honestos cidadãos brasileiros saibam encontrar o melhor caminho para o seu país, tendo em atenção de que mal por mal, mais vale uma má democracia do que uma boa ditadura e, de ditadores, quer Portugal quer o Brasil já têm experiência que chegue.

Rui Canas Gaspar
2016-março-15

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário