notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 21 de março de 2016

Setúbal também está na vanguarda da prevenção (alerta de tsunamis)

Quando chegar a hora da ação o tempo da preparação já era, ou por outras palavras mais à moda de Setúbal: “quem vai para o mar avia-se em terra”.

Depois de ocorrer um terramoto idêntico ao de 1755, originar-se-á no mar uma onda gigante, que se prevê venha a ter uns sete metros de altura e que entrando pela cidade chegará até à zona do Parque do Bonfim, destruindo a zona ribeirinha.

Tal já aconteceu aquando do terramoto que destruiu Lisboa e que deixou Setúbal muito mal tratada, destruindo bastantes habitações, matando gente  e fazendo sumir de vez as salinas de Troino, devido ao maremoto que se seguiu ao sismo.

Para tentar evitar ou pelo menos minimizar a perca de vidas, foi instalado, já lá vão cinco anos, um inovador sistema de deteção e aviso de tsunamis um equipamento até então único no país e raro em todo o mundo, segundo então anunciado.

O projeto-piloto foi desenvolvido pelo “Joint Research Centre” da Comissão Europeia, em Itália encontrando-se o painel informativo no Parque Urbano de Albarquel.

O equipamento permite alertar a população em cerca de 20 a 30 segundos depois de detetado o tsunami.

Mas, não se pense que a informação apenas está disponível para quem esteja junto ao P.U.A. é que ela está ligada ao Serviço Municipal de Proteção Civil e ao Instituto de Meteorologia que disponibilizarão os necessários alertas para o público.

Entretanto, convém fazer o “trabalho de casa” ou seja, se estiver em Setúbal, no caso de ocorrer um tremor de terra afaste-se o mais possível da zona ribeirinha e procure locais altos.

Não será má ideia verificar como estão colocados os seus móveis aí em casa e desimpedir passagens.

É avisado que tenha uma mochila de emergência, com um kit 72 horas, ou seja com o estritamente necessário à sua sobrevivência por igual período de tempo.

E já que está a ler este texto na internet, faça umas perguntinhas sobre este assunto ao “Sr. Google” e depois procure agir em conformidade, porque estas coisas não acontecem só aos outros e mal por mal, mais vale prevenir que remediar.

Rui Canas Gaspar
2016-março-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário