notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 4 de março de 2016

Venha conhecer o Ateneu Setubalense e praticar xadrez

O Ateneu, símbolo da antiga cultura grega e ocidental era um templo construído em Atenas, um espaço dedicado não só ao culto da deusa que dava o nome à cidade, mas sobretudo um local de reunião de oradores e filósofos daquela época.

Na mitologia grega Atena era a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e das habilidades.

Em Setúbal, o Ateneu Setubalense foi fundado em 19 de maio de 1914, dois meses antes de ter início a deflagração do primeiro conflito mundial, uma guerra em que Portugal participou ao lado das forças aliadas e onde perderiam a vida quase dez mil militares lusos.

Inicialmente o clube era designado como Antigo Grémio Literário e Artístico Setubalense tendo os seus Estatutos oficiais sido aprovados em 24 de outubro de 1924, propondo-se proporcionar aos seus associados e famílias os divertimentos e meios instrutivos capazes de dignificar a instituição e os seus sócios bem como promover o seu “aperfeiçoamento moral difundindo a instrução e o ensino de conhecimentos úteis, abstraindo os assuntos de caráter político ou religioso”.

Até há cerca de cinquenta anos o Ateneu era um seleto clube fechado e restrito. No caminho de um século de História chegamos a 2014, ano em que comemorou o seu centésimo aniversário e se tornou no mais recente membro do grupo das agremiações centenárias sadinas, agora como um clube aberto a todos, porém com muito poucos aderentes.

As instalações estão sedeadas na Rua Major Afonso Pala, nº 54, uma rua estreita no coração da zona histórica da cidade onde é necessário subir umas íngremes escadas para chegar ao primeiro andar onde se localiza a sede do clube.

A coletividade encontra-se aparentemente esquecida pelos setubalenses que até há algumas décadas enchiam as suas instalações para se deliciarem com recitais de piano, participar em bailes, assistir a peças de teatro, divertir-se em torno de uma mesa de jogos ou simplesmente conviver com os amigos.

Nos primeiros anos do segundo milénio, o clube destacou-se também no xadrez, quando um dinâmico grupo de jovens desenvolveu a modalidade com algum sucesso.

É pois para aqui, para o centenário Ateneu Setubalense que este grupo de jovens e até menos jovens adeptos deste jogo de mesa convidam os setubalenses para virem praticar esta milenar modalidade desportiva, uma das mais populares em todo o mundo.

Rui Canas Gaspar
2016-março-04

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário