notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 18 de março de 2015

O Coral Luisa Todi uma instituição emblemática setubalense precisa do nosso apoio

Ainda antes do nosso emblemático Coral Luísa Todi nascer, em 1961, outro importante grupo representou a cidade berço da grande cantora lírica que empresta o seu nome a este antigo coral; O Orfeão Cetóbriga, formado nos anos 20 e que se notabilizou particularmente na época de 30 do século XX.

Este orfeão que cantou e encantou a cidade do Sado seria também, naqueles tempos, um digno representante do povo desta terra, levando as suas belas melodias um pouco por todo o país, percorrendo-o de norte a sul, dirigido pelo seu maestro de sempre, o aveirense: Dr. Rocha Pinto.

Alguns conhecidos setubalenses de então colocaram o seu talento ao serviço do canto que encantou muitos milhares de pessoas. Entre eles podemos salientar os nomes do conhecido fotógrafo Américo Ribeiro e de Aurélio Fernandes, pai de Luís Fernandes que, com apenas 12 anos, ingressou no orfeão onde seu pai, Francisco Fernandes, servia como Presidente da Direção.

O Orfeão Cetóbriga, composto por meia centena de talentosos cantores cessaria a sua atividade devido ao falecimento precoce da filha do maestro. Porém se a flor se finou a semente ficaria na terra e germinaria alguns anos mais tarde, pela mão de um dos seus mais novos integrantes, precisamente Aurélio Fernandes.

E, foi em 1961, quando o dinâmico Aurélio Lino da Conceição Fernandes contava 45 anos, um homem com uma vida marcada por uma constante dádiva à cidade do rio azul, conjuntamente com a conhecida Maria Adelaide Rosado Pinto, talentosa pianista, filha do compositor setubalense Celestino Rosado Pinto decidiram formar o Coral Luísa Todi que nasceria oficialmente no dia 25 de outubro desse mesmo ano.

O grupo começou a tomar forma com a entrada de cantores oriundos de todas as classes sociais. Os ensaios eram então realizados na Academia Luísa Todi, local onde o coral nasceu e, depois da separação da Academia, passaram a ter lugar nas instalações da Escola Industrial e Comercial de Setúbal, atualmente designada como Escola Sebastião da Gama.
Posteriormente, nos anos setenta vamos encontrar o Coral Luísa Todi a ensaiar num espaço com melhores condições, o belo salão nobre dos Paços do Concelho.

Sempre houve uma grande preocupação com a qualidade do conjunto e só depois do mesmo estar devidamente afinado e as peças a apresentar muito bem ensaiadas é que foi decidido fazer a sua apresentação pública a qual haveria de fazer história conforme podemos constatar pela notícia da época publicada pelo jornal “O Setubalense”.
O espaço para a apresentação não poderia ser mais bem escolhido e, em 30 de julho de 1963, o Cine Teatro Luísa Todi receberia uma entusiasmada plateia que ovacionaria os novos cantores de Setúbal, num memorável concerto apresentado pelo grande setubalense de coração, o médico e poeta Dr. Cabral Adão.

O Coral Luísa Todi, dispõe atualmente de sede própria, mas necessita angariar 4.500 euros, até 11 de maio deste ano de 2015, para poder adquirir um piano de ¼ de cauda, tão necessário para apoiar as suas atividades artísticas.
Para conseguir essa verba conta com o apoio de todos os setubalenses de boa vontade e seus amigos que poderão fazer o seu donativo, de qualquer montante, utilizando a plataforma online http://ppl.pt/167575

Rui Canas Gaspar
2015-março-18

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário