notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 12 de março de 2015

COISAS DE SETÚBAL

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

Encontra-se no Parque Natural da Arrábida, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

Esta foi sede de uma paróquia rural a qual no ano de 1835 viria a ser anexada pela paróquia setubalense de Nossa Senhora da Anunciada.

Na manhã de sábado, primeiro de novembro de 1755, quando o mundo católico celebrava o “Dia de Todos os Santos” a terra tremeu violentamente derrubando muitas construções a sul de Portugal até ao norte de África e a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, ali junto ao azul Rio Sado, não escapou a este terrível terramoto, tendo ficado bastante danificada.

Devido a este cataclismo, os fiéis das localidades da Rasca, Alcube, Outão e de toda a circunvizinha região deixaram de ali frequentar os serviços religiosos e passaram então a assistir à missa celebrada na capela de São Pedro de Alcube, em Aldeia Grande, uma construção religiosa que já existia no ano de 1596 e que pertencia à paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

As ruínas desta enorme construção encontram-se no alto de uma encosta frente ao Rio Sado, sensivelmente por cima da Praia da Esguelha, podendo-se ver na sua frente um rochedo que na maré cheia fica submerso, temido durante muitos anos por pescadores e marinheiros, sendo conhecido por “Pedra Aflar”.

Com o decorrer do tempo aquela igreja perdeu importância até que as suas  instalações deixaram de ser utilizadas para culto religioso. As mesmas foram posteriormente adaptadas a outras menos espirituais, nomeadamente às de lagar e de celeiro.

Presentemente encontram-se em ruínas, rodeadas de mato, sendo um dos cerca de meia centena de artigos matriciais que compõem a propriedade da Comenda de Mouguelas.
Rui Canas Gaspar
2015-março-12

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário