notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 23 de julho de 2015

As imponentes chaminés das conserveiras setubalenses

Certamente que não será nenhum disparate se pensarmos que a determinada altura poderiam ser vistas na cidade de Setúbal na ordem de uma centena destas imponentes chaminés, se pensarmos que por aqui chegaram a estar ativas em simultâneo mais cem fábricas de conserva de peixe.

Ainda hoje subsistem na cidade umas duas dezenas destes marcos de uma atividade que se finou.

Elas próprias são motivo de atração e bem que poderia haver um circuito turístico que pudesse contar um pouco da riquíssima história das fábricas de conserva e dos seus trabalhadores, circuito que passaria por algumas das zonas onde se encontram as chaminés e que culminaria no Museu do Trabalho, ele próprio instalado numa antiga fábrica conserveira.

Mas, o que hoje, dia 23 de julho de 2015 me chamou a particular atenção foi a montagem de andaimes envolvendo uma dessas enormes chaminés existentes nas Fontainhas.

Não tive tempo de indagar que tipo de intervenção ali se iria desenrolar, mas quero acreditar que se irá proceder a obras de manutenção e consolidação estrutural, com vista a manter aqueles marcos bem visíveis e agora mais apreciados do que nunca.

Setúbal pode não ter, e de facto não tem mesmo, muitos edifícios históricos e são parcos os seus motivos de atração, pelo que tudo o que pudermos valorizar e preservar do nosso património edificado será uma mais-valia que os nossos vindouros certamente reconhecerão e agradecerão.

Deixo aqui este apontamento como registo de um acontecimento raro de intervenção levado a cabo numa destas estruturas que são já também, eles mesmos,  um dos emblemas da laboriosa cidade do rio azul.

Rui Canas Gaspar
2015-julho-23

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário