notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Os meus gostos

Os gostos não se discutem e por isso mesmo admito que os meus amigos possam discordar das minhas opiniões e gostos mais ou menos esquisitos.

Por exemplo:

Gosto de zonas históricas, com pequenos prédios antigos, recuperados e bem apresentados, onde as floreiras nas janelas dão um toque mais humanista, de beleza e de vida.

Gosto de rotundas e, dá-me um especial prazer, particularmente quando estou em terras desconhecidas e mal sinalizadas, dar umas voltas pelas mesmas até optar pela saída.

Gosto de obras de arte dispersas pelas localidades, particularmente nas rotundas, onde funcionam como referência e dando um ar de beleza ao mesmo tempo que são mais um motivo de atração para os seus habitantes e para quem os visita.

Pode parecer estranho, mas incomodava-me até há meia dúzia de anos que a minha cidade de Setúbal estivesse tão carenciada destes três pormenores de que tanto gosto.

Felizmente que a situação se inverteu e hoje a nossa cidade se apresenta com um aspeto muito melhor embora todos reconheçamos que ainda temos um longo caminho a percorrer.

Só não erra quem nada faz, mas também é um facto de que se eu erro e se me chamam a atenção para a asneira e persisto na mesma, então o caso passa a ser grave.

Bem, posto isto, e partindo do democrático princípio que cada um tem o seu gosto e que os mesmos não se discutem, não irei criticar nem aplaudir as obras de arte colocadas nos diversos espaços da nossa cidade, mesmo assim preferindo tê-los que não tê-los.

Porém, gostaria de chamar a atenção para a decoração que está a ser executada nas rotundas da Avenida da Europa e nas outras duas frente ao Estádio do Bonfim.

Entendo eu que na Avenida da Europa (nada tem a ver com o gostar ou não) que para além da decoração ser visível apenas para alguns, ou seja aqueles que conduzem ou são conduzidos de veículos altos, as estrelas representam um perigo especialmente para quem se desloca ao por do sol no sentido nascente/poente.

Hoje mesmo conduzindo a baixa velocidade, como ali se recomenda, vim quase para cima da rotunda, porque o sol de frente não me permitia qualquer visibilidade.  As afiadas pontas das estrelas estavam ali apontadas como lanças…

Quanto às rotundas frente ao estádio, espero bem que as mesmas não venham a funcionar como depósito de munições para alguns “desportistas” quando as suas equipas perderem com o Vitória.

É que os milhares de pedras soltas que ficarão a decorar o espaço são o que certamente menos desejaria a Polícia de Segurança Pública que acontecesse e não deixa de ser imprudente a sua colocação naquela zona.

Não será por causa destes pormenores que deixarei de gostar das rotundas e muito menos que elas sejam alindadas. Mas, já dizia a minha avozinha: “Quem te avisa teu amigo é!”.

Rui Canas Gaspar
2015-julho-22

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário