notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Será que existe real coordenação entre os bombeiros setubalenses em relação a Azeitão?

Na página do facebook da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, no dia 6 de julho, colocado às 13,59 podemos ler o seguinte:

“Incêndio junto ao Destacamento dos bombeiros voluntários de Setúbal em Azeitão perto das 15 horas fez mobilizar 3 viaturas com 11 operacionais.

Para combater as chamas estiveram apenas os elementos dos Sapadores com apoio de corporações de fora do município, uma vez que o destacamento não tinha elementos para assegurar o socorro na vila.”

Indo depois olhar outra página, desta vez a dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, constatamos que o professor Eduardo Fernandes, um antigo bombeiro voluntário desta corporação, escreveu em 6/7 às 22,41 a propósito do fogo que deflagrou junto ao quartel dos B.V.S. o seguinte:

“O dito incêndio deflagrou realmente junto ao quartel dos voluntários em azeitão... Mas aqui existiu um erro de planeamento (aliás os sapadores deveriam estar sossegados porque quando lá chegaram já Sesimbra lá estava...). Ditam as regras que em dia de feira e com a presença de dois focos de alto perigo (as bombas de gasolina a menos de 100 metros e uma pilha de matéria florestal seca junto às bombas, que o primeiro carro a chegar ao local não invente e que comunique a necessidade de reforços.

Ora esses reforços devem ser solicitados na proporção do perigo, da topografia, dos acesso e neste caso das condicionantes (era dia de feira).

Ou seja, o primeiro carro ataca o incêndio mas deveria ter solicitado pelo menos mais 3 viaturas, sendo uma para proteger a zona das bombas, que poderia trabalhar em conjunto com uma dos flancos já que o vento se encontrava para a serra e protegiam toda a faixa do estacionamento da feira. Outra viatura deveria estar junto à dos Voluntários de Setúbal... isto se se soubesse o que significa planear...

Sesimbra esteve bem e cumpriu a sua função, os Sapadores de Setúbal que gostam muito de mandar bitaites... não sei muito bem porquê, quando lá chegaram foram fazer... nada... criticar e mostrar qualquer coisa que não se sabe bem o quê.

Quis saber qual seria a opinião da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra mas a sua página no facebook nada menciona a respeito deste assunto.

Dado que Azeitão dispõe de vários aglomerados populacionais com milhares de pessoas, indústrias importantes e equipamentos sensíveis, como hospital e lar de terceira idade, encontrando-se grande parte do território em pleno Parque Natural da Arrábida, este tipo de atuação que transpira para a opinião pública não é nada benéfico e dá pouca tranquilidade ao comum cidadão.

Sendo assim, pela minha parte, enquanto setubalense só espero que os nossos bombeiros sapadores e voluntários se entendam e que tudo possa decorrer com a melhor coordenação em ações futuras, para bem de todos os que confiam nos nossos esforçados soldados da paz.

Rui Canas Gaspar
2015-julho-09

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário