notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 18 de maio de 2014

São servidos?
Doces lembranças das Coisas de Setúbal

Com a proximidade da Feira de Santiago que tradicionalmente se realiza em Setúbal entre os dias 25 de julho e 8 de Agosto veio-me à lembrança as tradicionais guloseimas da minha terra, algumas delas que só as comia nesta época do ano.

A Bolacha Piedade, fina e dura que se farta, mas saborosíssima, com o característico sabor a erva doce e o sabor a anis. Dizem os descendentes do seu primeiro fabricante que o sucesso da longevidade reside na qualidade do produto e no segredo do seu fabrico.

Com ou sem segredo, nos anos sessenta do século passado, uns quinze dias antes de começar a Feira lá estava uma equipa da família Piedade, na Rua da Brasileira, 49, onde em tempos teria funcionado uma padaria, a utilizar as instalações e o forno a lenha para as confecionar.

Eu se não as comia, pelo menos deliciava-me com aquele doce e característico aroma que a chaminé da padaria deixava escapar e que me entrava em casa sem pedir licença.

Esta é sem dúvida a mais antiga especialidade sadina que remonta ao ano de 1855 quando os setubalenses a começaram a consumir por ocasião da Feira de Santiago.

Mas era na feira que também nos deliciávamos com as célebres filhoses do Chico Padreca antes do aparecimento das modernas farturas de que a Luisinha é rainha.

Ainda do meu tempo de menino veio-me à lembrança outra especialidade vendida pela Ti Laura, e também por ela fabricada, os deliciosos queques que comercializava à porta do cinema Grande Salão Recreio do Povo.

Era ali ao início da Rua Jacob Queimado que ela residia e confecionava os deliciosos bolos que depois eram levados ao forno da padaria do Elias, mesmo em frente da sua casa, do outro lado da rua.

E que dizer do “doce de laranja, especialidade de Setúbal” o pregão que se ouvia particularmente junto à estação rodoviária dos “Belos” onde se vendiam em sugestivas embalagens do esmerado fabrico da Pastelaria e Confeitaria Abrantes?

Só de pensar nisto já estou a ficar com água no boca!

Que maravilha! Que doces lembranças, ou que lembranças doces das COISAS DE SETÚBAL…

Rui Canas Gaspar

2014-maio-18

Sem comentários:

Enviar um comentário