notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 10 de maio de 2014

Há os sem-abrigo de primeira e os sem-abrigo de segunda, é tudo uma questão de sorte…
Pouco passava das sete horas desta luminosa manhã de sábado. As ruas de Setúbal encontravam-se praticamente desertas e só uma ou outra pessoa parecia que usufruía da excelente temperatura para fazer um pouco de ginástica matinal.
No Parque do Bonfim os negros melros de bico amarelo já tomavam alegremente o seu pequeno almoço nos frescos e verdes relvados acabados de regar.
As estreitas ruas da baixa começavam a ser penetradas pelos raios de sol que ao incidirem sobre os antigos edifícios mostravam-me alguns pormenores que nas nossas correrias diárias nem damos conta da sua existência.
No Largo de Santo António as árvores floridas emprestavam a sua beleza a um espaço que poderia ser lindo não fosse alguns edifícios encontrarem-se degradados e vandalizados.
Reparo num desses miseráveis exemplares cuja porta de alumínio já teria sido furtada a exemplo de tantos outros na cidade. Aproximo-me da entrada e reparo que num quarto a que falta a porta, um par de calças estão penduradas e alguém se mexe no seu interior, certamente despertado pelos raios de sol.
Trata-se de um dos vários sem abrigo que se refugiam nas muitas casas no mesmo estado que esta. Alguém que dorme em cima de um pedaço de cartão coberto com uma manta que o protege do frio noturno, que felizmente nesta época do ano não é aflitivo.
Prossigo no meu passo apressado pelas desertas ruas da baixa observando tudo o que me rodeia e eis que quando chego ao Largo da Ribeira Velha e me preparo para fotografar um bonito recanto noto que também ali alguém dorme no chão.
Este é um outro “sem-abrigo” porém de classe superior, digamos assim, está dentro de um confortável saco-cama, colocado em cima de uma esponja e a mochila serve-lhe de banca de cabeceira.
Enquanto a maior parte dos meus conterrâneos dorme ainda, continuo com o meu raid de meia dúzia de quilómetros pela cidade e vou pensando que neste nosso mundo até para ser sem-abrigo temos de ter sorte, porque uns estão destinados a ser de primeira dormindo no chão com algum conforto e em ambiente agradável e outros,os de segunda estão destinados a dormir em algum canto escuro e sujo…


Rui Canas Gaspar
2014-maio-05
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário