notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Auchan e Câmara de Setúbal

Não havia necessidade…

Hoje de manhã ao tratar de uns assuntos na baixa de Setúbal, tive oportunidade de constatar o embelezamento de algumas  montras das lojas da “russa” mais concretamente as da Casa das Sedas e do Saloon com bonitas imagens de pormenores da nossa terra.

Fiquei satisfeito com a ideia! Dou os parabéns a quem a teve e também ao patrocinador, a Câmara Municipal de Setúbal.  Desta forma o lixo fica debaixo do tapete que agora se apresenta muito mais atraente e como tal a nossa sala de visitas apresenta-se-nos com aspeto mais limpo e decente.

Mas, enquanto uma equipa colocava um bonito painel na montra do Saloon, na Rua Álvaro Castelões, outra equipa atarefava-se a montar várias telas com as fotos de sorridentes setubalenses nas paredes do histórico e classificado edifício onde está sedeada a Capricho Setubalense e a Cruz Vermelha.

É claro que isso é que me deixou abismado, particularmente por dois motivos que considero sobejamente relevantes.

1º Trata-se de um edifício classificado e enche-lo de cartazes, ainda que seja sob o pretexto de se apresentar uma obra de arte não me parece nem correto nem aceitável, sabido que é que num raio de algumas centenas de metros existe salvaguarda do património arquitetónico devido à existência das escadinhas da Misericórdia.

2º Quando os comerciantes da baixa fazem das tripas coração para manter os seus negócios (com morte anunciada) de cabeça fora de água, colocar um cartaz na frente das mesmas com a frase “Todos somos Alegro” parece-me desprovido do mais elementar bom senso e até provocador. Cartaz que alguns minutos depois viria a ser coberto por um outro com uma foto.

Também não sei, se entre o põe e tira, quando chegarmos à hora da inauguração qual deles lá estará, se o “Somos todos Allegro” ou a foto retratando a alegre menina.

Não é pois de admirar que grupos de comerciantes e de outros setubalenses opinassem de forma verbalmente violenta contra esta situação, tomando como alvo principal das suas imprecações a Presidente da Câmara e o Centro Comercial Alegro.

Acho eu que se poderia fazer a exposição dos sorridentes setubalenses colocando os cartazes em armações metálicas e expô-los na Praça do Bocage, na Avenida Luísa Todi, ou até nas ruas da baixa, mas agora encher as paredes daquele edifício?... Ali mesmo frente às últimas e resistentes lojas?... É no mínimo uma ação desprovida do mais elementar bom senso e até nada abonatória da política de marketing que a Auchan tem vindo a seguir.  Digo eu…

Amanhã, dia 23 será a inauguração desta exposição que acredito de sorridentes setubalenses apenas estejam no Largo da Misericórdia os que estão nos painéis, porque por aquilo que hoje vi e ouvi não acredito que estejam muitos mais de sorrisos estampados.

Assim se gasta tempo e dinheiro para comprar mais uma guerra que não beneficia nada nem ninguém, por isso mesmo, acho eu que não havia necessidade…

Rui Canas Gaspar

2014-maio-22

Sem comentários:

Enviar um comentário