notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A A.P.S.S. tem de ter mais cuidado com o Zéfiro e com a limpeza.

Cerca de uma dezena de auto caravanas estavam estacionadas, ontem, dia 22 de maio de 2014, no espaço destinado a estacionamento do lado nascente dos cacifos dos pescadores e mais do que esse número encontrava-se parqueado no lado poente.

Se a poente o espaço está empedrado, a nascente, como a APSS o tinha destinado a jardim e acedeu à solicitação da C.M.S. que achou melhor ali ser construído um parque de estacionamento, o local apresentava-se cheio de poças de água devido às últimas chuvas.

Era hora de almoço e de dentro de duas dessas viaturas saíram, bem vestidos, dois casais de nacionalidade francesa, que antes de se deslocarem para um dos restaurantes situados junto à doca, foram até à estacada nº 1, a conhecida estacada do carvão, para apreciar o rio e os barcos destacando-se naquele dia o bonito “Crioula” fundeado ao largo.

Porém aquele espaço e a via de circulação frente aos cacifos encontra-se bastante sujo já há bastante tempo, desde que os últimos vendavais e as marés vivas trouxeram as algas para terra, sem que as mesmas fossem entretanto retiradas.

Essas mesmas algas secaram e agora o mau tempo tratou de enviar outras que se sobrepuseram às primeiras dando um aspeto um pouco desleixado a uma zona da responsabilidade da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, uma entidade que tem estado a fazer um excelente trabalho em prol da cidade.

Quando o Zéfiro sopra mais forte e porque aquela zona fronteira aos cacifos está assoreada, as ondas da maré cheia vêm para cima da estacada e da via de circulação transportando consigo algas e lixo que ali se vai acumular.

Quanto ao edifício dos cacifos dos pescadores o mesmo está a necessitar também de uma intervenção urgente particularmente ao nível da pintura das portas e da beneficiação dos sanitários, onde os chuveiros deixaram de funcionar e um dos urinóis se encontra entupido ocasionando um cheiro nauseabundo, agora que as instalações também são esporadicamente utilizadas pelos auto caravanistas, pelos pescadores desportivos e por alguns dos passantes de e para o P.U.A.

O assunto pode parecer de somenos importância, mas não é! Porquanto todos os dias chegam ao local mais e mais turistas, nas auto caravanas.

A cidade parece não estar a prestar a devida atenção a este importante nicho de mercado turístico e, por outro lado, não é bonito apresentarmos como primeira imagem de uma das mais belas baías do mundo uma feia moldura, tipo espaço terceiro-mundista, quando com uns poucos de euros poderíamos dar outra funcionalidade, apresentação e limpeza àquele local. Digo eu…

Rui Canas Gaspar

2014-maio-23

Sem comentários:

Enviar um comentário