notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vale a pena ir ver a "morta" que se apresentará bem bonita.

Lembro-me quando era menino e num tempo em que a crise era praticamente uma constante na vida da grande maioria dos setubalenses, que quando alguém estava prestes a falecer logo a família procurava colocar de parte, ou mesmo adquirir, algumas das melhores peças de vestuário e calçado para que o defunto pudesse partir com a melhor apresentação e assim se apresentasse com aspeto agradável a todos os seus familiares e amigos na hora da despedida.

Lembrei-me desta imagem ao verificar como vai ficar mais bonita, a nossa baixa da cidade, graças à iniciativa “Arte em toda a Parte”, patrocinada pela Immochan, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

O fotógrafo Filipe Ferreira foi contratado para apresentar um conjunto de trabalhos onde se podem apreciar os mais diversos rostos de sorridentes setubalenses.

O resultado do trabalho do fotógrafo que andou a captar os sorrisos dos setubalenses ficará patente na fachada de um imóvel no Largo da Misericórdia a partir das 15,30 do dia 23 de maio.

Não vou aqui abordar o tema de quem foram os culpados da morte da baixa porque isso daria pano para mangas, apenas vou mencionar o facto de que gostarei de ver alguns desses locais decorados com bonitas e enormes fotos com os rostos dos nossos simpáticos conterrâneos, que alegrarão o centro histórico sadino.

De facto ficará muito melhor assim, com grandes sorrisos, muito mais agradável do que com aqueles estúpidos e feios grafites que emporcalham toda a cidade e que podemos encontrar a par de alguns belos trabalhos dos verdadeiros artistas de rua.

Dei comigo a sorrir, embora não tenha sido fotografado,  ao fazer a analogia dos antigos funerais, com a anunciada morte da baixa comercial. Um funeral pago pelo amigo mais próximo, a Immochan, promotora do novo e quase inaugurado centro comercial ALEGRO, com o cadáver a ser vestido pelo familiar mais próximo, a nossa Câmara Municipal.

A vida tem destas coisas. Tudo o que nasce morre. Tal como se finou em tempos idos a Rua dos Sapateiros, dos Caldeireiros, dos Ourives, etc. agora é a vez da baixa comercial que as substituiu. Daqui a uns anos outro conceito será colocado em prática e será a vez de se finarem os centros comerciais que agora vemos nascer cheios de vida e cor.

Até lá, e enquanto não nasce o novo Centro Comercial, estão todos convidados para o funeral da velha baixa comercial setubalense, e, acreditem que vale a pena ir ver o cadáver que se apresenta bem bonito graças aos sorrisos de muitos dos que por lá ainda circulam…

Rui Canas Gaspar

2014-maio-19

Sem comentários:

Enviar um comentário