notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Crianças da Bela Vista animam a baixa de Setúbal

A manhã alegrou-se na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, com o som dos tambores, bidons de plástico e recipientes metálicos usados em alternativa a verdadeiros instrumentos e que conjugados produziam um agradável e ritmado som que alegrava aquela já de vi não menos agradável artéria da cidade de Setúbal.

Mais de uma centena de crianças pertencentes à Escola Básica 2,3/5 Bela Vista desfilaram ordenadamente ao som dos seus instrumentos, enquanto à sua frente um outro grupo alegrava com coloridos pompons a interessante e bem ensaiada formação.

Fechava o cortejo duas bicicletas publicitando o Festival de Música de Setúbal, uma ambulância de apoio, que espero não tenha sido necessária  e um carro da PSP pertencente ao serviço de trânsito.

Fiquei emocionado ao verificar a alegria das crianças, onde todos estavam incluídos, fossem brancos, negros os mestiços, com facilidade de mobilidade ou nem por isso. Vi quem se deslocasse em cadeira de rodas e também quem o fizesse de braço dado com alguma auxiliar educativa devido a deficiência motora.

Alegrei-me com a alegria das crianças e emocionei-me ao constatar a generosidade dos seus professores e auxiliares educativos, que para além de ensinarem a “ler, escrever e contar” também têm muitas vezes de se substituir aos pais e educadores e, com os sem forças, ainda arranjam energia para dinamizar interessantes grupos como este.

Os professores precisam ser acarinhados! A sua vida deve ser facilitada para que se possam dedicar-se àquilo que gostam e sabem fazer, que é ensinar crianças e jovens para que possam amanhã tornar-se cidadãos conscientes, uteis e válidos. Não devem por isso ser sobrecarregados com papeis e mais papeis, relatórios e mais relatórios.

Obrigado professores das crianças da nossa terra, a minha gratidão e o reconhecimento por tudo o que fazem pelas nossas crianças, que sabemos ser muito para além das responsabilidades que vos estão cometidas.

Rui Canas Gaspar

2014-maio-05

Sem comentários:

Enviar um comentário